Unb_QuemSomos.png

QUEM SOMOS

No ano em que a ADUnB - Seção Sindical completa 42 anos de história, se faz urgente coragem e organização para enfrentar a crise econômica e social agravada pela pandemia do novo coronavírus.

A chapa ADUnB Sempre Viva apresenta um programa para aprofundar e ampliar as mudanças feitas até o momento, fortalecer o nosso Sindicato e sua função de defender direitos das e dos docentes da Universidade de Brasília.

Em tempos de retrocessos e ataques aos trabalhadores e trabalhadoras, assumimos o compromisso de lutar pela ampliação, manutenção e garantia de direitos e pela defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

20200825_Membros com molduraJaques-.png

Jacques de Novion

(Instituto de Ciências Sociais)

Doutor em Estudos Latino-americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (PPGELA/UNAM, 2011). Professor e pesquisador do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/ICS, 2013). Coordenador do Núcleo de Estudos Cubanos (CEAM, 2018). Presidente do DCE - Honestino Guimarães, Gestão: Honestino Vivo (1999). Representante Estudantil no CONSUNI (1999), Membro da CEG (2016-2018). 1º Vice-Presidente da ADUnB, Gestão: ADUnB Viva (2018-2020).

 

Daniela Garrossini

(Instituto de Artes)

Professora da Universidade de Brasília, no Instituto de Artes, Departamento de Design, fez seu pós-doutoramento no Centro de Estudos Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL) (2015-2016). Participa do grupo de pesquisa Compolíticas e é professora visitante na Universidade de Sevilla (Espanha), Representante do Brasil da Rede Internacional Tecnopolítica: Redes, Poder e Ação Coletiva. Foi coordenadora de Cátedra de Tecnopolítica Julian Assange e Cátedra Luiz Ramiro Beltran. Vocal de comunicação da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC FEDERAL), e do Grupo de Trabalho em Tecnopolítica FLACSO. Participou como membro do Conselho Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, como representante do colegiado setorial de Design.  Atua no corpo diretivo da Revista Redes.Com, é Coordenadora do laboratório LABUrB Design na Universidade de Brasília.

20200825_Membros com molduraDani-.png
 
20200825_Membros com molduraLuis-.png

Luiz Araújo

(Faculdade de Educação)

Professor da Faculdade de Educação, pesquisador da área de financiamento em educação. Foi secretário de educação de Belém e presidente do INEP. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (SINTEPP) e tesoureiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). É membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Atualmente é secretário geral da ADUnB.

 

Patrícia Pinheiro

(Instituto de Ciências Humanas)

Tem graduação (UFAL) e mestrado (UFRJ) em Serviço Social. Lecionou na UFAL entre 1991 e 1996. É professora do SER/ICH/UnB desde 1997, coordenadora do curso por duas vezes, conselheira na CAC/DAC e membra do COPEI/UnB, coordena o NEIJ/CEAM. Ativista política desde a graduação, foi presidente do Centro Acadêmico, representante dos alunos de pós-graduação e diretora da ADUFAL.  Foi vice-presidente centro-oeste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Compõe o Conselho de Representantes da ADUnB.

20200825_Membros com molduraPatricia-.pn
 
20200825_Membros com molduraAriuska-.png

Ariuska Amorim

(Faculdade de Tecnologia)

Professora do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC) da Faculdade de Tecnologia (FT), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (PTARH). Doutorado na EESC/USP na área de Tratamento de Águas Residuárias e Estágio Pós-doutoral na Universidade de Adelaide, Austrália. Foi coordenadora do PTARH (2008-2012) e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental (2016-2020). Atualmente coordena o Núcleo de Estudos Ambientais do CEAM. Representante da Faculdade de Tecnologia na Câmara de Assuntos Comunitários do DAC e representante do ENC no CR/ADUnB.

 

Alexandre Bernardino

(Faculdade de Direito)

Professor da FD e da Pós em Direitos Humanos e Cidadania do CEAM, da qual foi Coordenador. Foi coordenador de Graduação 4,5 anos; Foi coordenador de extensão 8 anos. Foi Tutor do PET-DIR. Foi Decano de Extensão. Membro do Conselho de DH da UnB. Foi membro do Conselho de DH do DF. Mestrado em Direito na UFSC; Doutorado em Constitucional na UFMG; Pós-Doutorado em Constitucional na UFRJ.

20200825_Membros com molduraABC-.png
 
20200825_Membros com molduraBalthazar-.p

José Carlos Balthazar

(Faculdade de Tecnologia/Aposentado)

Docente aposentado da Faculdade de Tecnologia da área de Mecânica dos Materiais Sólidos, Elásticos e Plásticos, é Engenheiro Mecânico e Ph.D pelo Imperial College da Universidade de Londres (1983). Foi Pesquisador Visitante no National Physical Laboratory da Inglaterra (1994/95) e professor dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da UnB (1974-2014). Foi chefe de departamento, coordenador de graduação e pós-graduação e Vice-Reitor pró-tempore da UnB em 2008. Foi fundador e membro da primeira diretoria da ADUnB em 1978, bem como fundador e presidente da ABEP-UK – Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido (1981-82).

 

Eliene Novaes

(Faculdade UnB Planaltina)

Professora Pesquisadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da  Faculdade UnB Planaltina (FUP, 2014). Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UnB (PPGE/FE) e estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Barcelona/ES. Membro do Conselho de Representantes da ADUnB. Coordenadora da LEDOC  (2107-219). Membro do Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE, 2017-2019). Ativista social e sindical há mais de 20 anos  na defesa da educação pública e pelos direitos dos povos do campo, quilombolas e de Jovens e Adultos.

20200825_Membros com molduraEliene-.png
 
20200825_Membros com molduraClaudio-.png

Cláudio Menezes

(Instituto de Letras)

(Instituto de Letras)

Doutor em Ciência da Informação pela UnB. Como funcionário internacional da UNESCO, exerceu atividades em diversos países. Coordenou a implantação da graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas da UnB. Coordena a Cátedra UNESCO sobre "Políticas Linguísticas para o Multilinguismo". Representa o Instituto de Letras, no CR/AdUnB (suplente) e no CONSUNI (titular).

 

Odete Torres

(Faculdade de Medicina)

Professora da Faculdade de Medicina, área da Medicina Social. Doutora em Ciências (Unifesp), Enfermeira, Sanitarista. Atuou na gestão pública nas esferas federal e estadual, com foco na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Em 2018 ingressou na UnB participando nas comissões: GT Preceptoria (FM), Comissão de Integração Ensino-Serviço (FM/FS) e comissão Unidade Básica de Saúde no Campus Darcy Ribeiro (DAC/UnB). É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina (FM) e Vice-Coordenadora da Área da Medicina Social (MDS/FM). Possui atuação nas áreas das políticas públicas da saúde, em especial na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da Saúde Mental e na Educação e Saúde.

20200825_Membros com molduraOdete-.png